“Para que a pessoa possa mudar de vida, ela precisa de novas oportunidades"

Oláaaaaaa

 

que dia lindo

 

 

IDEIAS  -  RE-aprender

 

IDEIAS - REaprender proporciona oficinas pedagógicas com desenvolvimento de projetos interdisciplinares, que acontecem no próprio local onde está internado. O objetivo é que aconteça a continuidade da escolarização, mesmo estando em ambiente não escolar.

São realizadas Oficinas Temáticas e utilizados Ambientes de Aprendizagem a Distancia, onde recebem a formação, com leituras de textos e reflexões, motivando a construção de valores e de compromissos sociais pautados no cristianismo.

  Importante salientar que além da equipe pedagógica, os jovens são atendidos por pastores e padres, missionários no sentido de desenvolver valores éticos e educação criatã  conduzindo-os a uma conduta diária referenciados no Bem e na Fé.

Além das Oficinas Pedagógicas com o Uso das Tecnologias, acompanhamentos em cursos EAD e demais projetos, a ação RE-aprender  direciona o jovem a Construir o seu Plano de Metas e Conduta, auxiliado por psicólogos e pastores/padres/missionários ao qual chamamos de Tutores.

O Re-aprender propõe o encaminhamento ao Mercado de Trabalho. São  encaminhados às empresas os adolescentes que, após cumprirem um período determinado pelo Juiz da Infância e Juventude,  e tendo recebido as orientações e participarem com sucesso das oficinas e treinamentos propostos,  apresentarem bom comportamento e condições de obter liberdade assistida para ingressar no mercado de trabalho.
Cada jovem tem uma pessoa para orientá-lo nas suas relações sociais, tornando-se uma referência ética para aquele jovem infrator. Como atividades, o orientador realiza visitas à escola do jovem, mantém contato com a família, auxilia na escolha de atividades de profissionalização e lazer e faz relatórios periódicos a respeito da recuperação do jovem infrator. O adolescente ganha um companheiro para ajudá-lo e orientá-lo e a comunidade se envolve mais com a questão.

O projeto incentiva um processo de reflexão do adolescente quanto ao ato infracional por ele praticado e ao rumo que tem escolhido para sua vida. Além disso, incentiva a este adolescente a construção de um novo projeto de vida, no seio da comunidade, com a família dividindo a responsabilidade e a satisfação pelo crescimento desta pessoa.

* * *

 

Resumo ação - Re-aprender

 

IDEIAS  -  RE-aprender

  Projetos de Aprendizagem - Interdisciplinares

com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação

  Oficinas Pedagógicas para acompanhamento curricular - Formas Alternativas de Aprendizagem

  Representação com Fantoches

  Teatro

  Estudo a Distância em Ambiente de Aprendizagem (e-proinfo)

Utilização da Internet  para cursos EAD (profissionalização)

Visitas regulares a Igrejas (cultos, missas)

  Grupos de Estudo Bíblico (por Pastores/Evangelistas e/ou Padres)

  Produção de Material Pedagógico em EVA  - a ser usado em outras ações ex:  proj Hoje e Doutores ShowRiso

  Produção de Material Artesanal

  Elaboração do Plano de Metas (com tutoria de um pastor, evangelista ou padre que o auxiliará a montar e a obter sucesso nos objetivos, pautados em valores, família e reinserção social)

  Reuniões / Vínculos com as Famílias

  Estágios em empresas

  Acompanhamento pela Tutoria

 

 

 

terça-feira, 14 de outubro de 2008

 


 


 


 




 




 




 




 




 




 




 




 




 




 




 




 




 




 




 




 




 




 




 




 




 




 




 




 




 




 




 




 




 




 




 




 


 


 

Nenhum comentário: